CPA – Comissão Própria de Avaliação

CPA – Comissão Própria de Avaliação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, é o novo instrumento de avaliação superior do MEC/Inep. Ele é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avaliará todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

As informações obtidas com o SINAES serão utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Baseando-se nestes princípios, o processo de Autoavaliação Institucional do IESAPM e  pela CPA – Comissão Própria de Avaliação.
A avaliação interna ou autoavaliação terá como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.

Autoavaliação Institucional do IESAPM obedece a duas principais etapas:

Autoavaliação Institucional, conduzida pela CPA – Comissão Própria de Avaliação, fundamentando-se nas Diretrizes para Avaliação das Instituições de Ensino Superior e no Roteiro de Autoavaliação Institucional (CONAES);

Avaliação Institucional Externa, realizada por comissões externas designadas pelo INEP, segundo diretrizes do CONAES.

Conecte-se a iesapm

Parceiros