Sobre o curso
O PowerPoint é uma das ferramentas mais versáteis da Microsoft, permitindo na vida pessoal e ou profissional automatizar e organizar nosso tempo, sabendo utilizá-la teremos um diferencial para o mercado de trabalho.
Público-alvo
Pessoas que já possuem conhecimentos básicos sobre o Windows e interessadas em aprender a utilizar as funções e recursos que o programa oferece.
Como será o curso
EAD – aulas gravadas, cada aula contendo 20 minutos cada.
Concepção do curso
- Tecnologia-informática;
- Fornecer ao aluno conhecimento em um aplicativo integrante do pacote Microsoft Office utilizado para criar apresentações;
- Possibilitar ao aluno ferramentas para montar apresentações incluindo: efeitos de transição e animação, WordArt, tabelas, marca d`água, gráfico simples e etc.
Carga horária
A carga horária deste curso será de 8h de aulas EAD e 1 h para duvidas com o professor com data pré-definida.
Objetivos
Capacitar ao aluno os conhecimentos essenciais e usados no dia-dia no programa Microsoft PowerPoint.
Estrutura
Metodologia: o aluno aprenderá passo a passo com o professor os comando a serem utilizados.
- Atividades Complementares: lista de exercícios (4 exercícios);
- Tecnologia a serem utilizadas no Curso: O aluno precisará de computador, notebook ou celular com o Microsoft PowerPoint instalado.
Programação
Aula 1 – Conhecendo os principais atrativos de funcionalidades à primeira vista – Parte 1.
- Apresentar ao aluno conhecimento no principal software de apresentação existente, objetivos do curso e apresentar a tela do PowerPoint e os recursos abaixo e quando os utilizar.
- Abrindo o Programa – Clique no ícone Microsoft PowerPoint
- Apresentação em Branco – Arquivo/Novo
- Modelo de Apresentação – Arquivo/Novo
- Janela do PowerPoint 2016 – Tela de abertura
- Faixas de Opções
- Recolhendo a Faixa de Opções (Ocultar a Faixa de Opções)
- Guia Arquivo – Arquivo/Opções
- Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
- Slide
- Fechando o Programa
- Barra de Rolagem
- Barra de Status
- Barra de Zoom
- Personalizando a Janela do PowerPoint 2016 – Arquivo/Opções/Geral
- Adicionando uma Conta Microsoft – Opção Entrar
- Ajuda do Programa
- Abrindo uma Apresentação Existente – Arquivo/Abrir
Aula 2 – Aprendendo a customizar e facilitar acessos do dia a dia.
Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar
- Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
- Personalizando a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido/Mais Comandos…
Aula 3 – Salvando apresentações manualmente e automaticamente.
Aprendendo a utilizar os recursos abaixoe quando os utilizar.
- Salvando Apresentação – Arquivo/Salvar como – Formato PPTX (normal – apresentação completa)
- Salvar um Arquivo em Outro Formato
- Salvar uma Apresentação para Exibição Automática – Arquivo/Salvar como PPSX
- Salvando uma Apresentação no OneDrive – Arquivo/Salvar como
- Salvar Informações Automaticamente – Arquivo/Opções/Salvar
Aula 4 – Exercitando conhecimentos, modos de exibição e senha.
Para esta aula utilizaremos o exercício nº 01 e a aprenderemos o recurso abaixo
- Modos de Exibição do PowerPoint 2016
- Normal – Guia Exibir 1º botão
- Modo de Exibição de Estrutura de Tópicos – Guia Exibir 2º botão
- Classificação de Slides – Guia Exibir 3º botão
- Anotações – Guia Exibir 4º botão
- Modo de Exibição de Leitura – Guia Exibir 5º botão
- Apresentação de Slides
- Definir Senha para a Apresentação – Arquivo/Informações/Proteger Apresentação/Criptografar com Senha – (SALVAR O ARQUIVO DEPOIS)
Aula 5 – Trabalhando com Slide no PowerPoint.
Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.
- Inserir um Novo Slide – Página Inicial/Inserir/ Novo Slide ou Botão Direito na esquerda (slides menores) /Novo Slide…
- Duplicar um Slide – Selecione o slide à esquerda/ Botão Direito/Duplicar Slide.
- Mover Slides – Selecione o slide à esquerda – clique e arraste-o
- Excluir um Slide – Selecione o slide à esquerda – Botão Direito/Excluir Slide.
- Inserir Anotações – Exibir/botão anotações (página vertical) ou clique no botão Anotações na barra de status (página horizontal)
- Slides Mestres – Exibir/Slide Mestre
Aula 6 – Impressão, Tamanho, Cores e Preenchimento no PowerPoint.
Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.
- Layouts de Slides – Guia Página Inicial/botão Layout ou Botão Direito/Layout.
- Imprimir Slides – Arquivo/Imprimir
- Imprimir Anotações – Arquivo/Imprimir
- Imprimir Estrutura de Tópicos – Arquivo/Imprimir
- Imprimir Folhetos – Arquivo/Imprimir
- Alterar o Tema de um Slide – Guia Design/Temas e depois
- Alterar o Tema de um Slide – botão direito/Aplicar aos slides selecionados.
- Formatar Plano/Tela de Fundo – Guia Design/No grupo Personalizar
- Preenchimento Sólido – Guia Design/No grupo Personalizar
- Preenchimento de Gradiente – Guia Design/No grupo Personalizar
- Preenchimento de Imagem ou Textura – Guia Design/No grupo Personalizar
- Preenchimento de Padrão – Guia Design/No grupo Personalizar
- Tamanho do Slide Padrão – Guia Design/No grupo Personalizar
Aula 7 – Texto livre, WordArt, Localizando e Substituindo.
Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.
- Inserir Caixa de Texto – Guia Inserir
- Formatar Fonte – Guia Página Inicial
- Formatar Parágrafo – Guia Página Inicia
- Girar Caixa de Texto – Guia Página Inicial
- Marcadores e Numeração – Guia Página Inicial
- Inserir Lista de Marcadores – Guia Página Inicial
- Inserir Lista Numerada – Guia Página Inicial
- Aumentar ou Diminuir Nível da Lista – Guia Página Inicial
- Inserir WordArt – Guia Inserir
- Editar WordArt – Barra de Ferramentas de Desenho
- Localizar Texto – Guia Página Inicial
- Substituir Texto – Guia Página Inicial
Aula 8 – Exercitando o conhecimento: slide mestre e WordArt.
Para esta aula utilizaremos o exercício nº 02 e aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar
- Verificação Ortográfica – Guia Revisão
- Cabeçalho e Rodapé – Guia Inserir/Aba Slide (rodapé)
- Observações:
- Data e hora: guia Slide – coloca a esquerda do slide
- Número do slide – coloca a direita do slide
- Rodapé: marca o quadrado e digita texto na caixa abaixo – fica no centro
- Efeitos de Transição – Guia Transição
- Efeitos de Animação – Guia Animações/Grupo Animação
- Painel de Animação – Guia Animações/Grupo Animação Avançada/Botão Painel de Animação
Aula 9 – Exercitando o conhecimento: efeitos de animação transição.
Para esta aula utilizaremos o exercício nº 03.
Aula 10 – Trabalhando com Equação, Símbolo e Imagens.
Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.
- Inserir Equação – Guia Inserir
- Inserir Símbolo – Guia Inserir
- Inserir Imagem – Guia Inserir
- Formatar Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem (igualzinho o Excel)
- Corrigir uma Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
- Ajustar a Cor da Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
- Aplicar Efeito à Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
- Layout de Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
- Estilo de Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
- Inserir Borda na Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
- Girar Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
- Aplicar Efeitos de Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
Aula 11 – Trabalhando com Marca D´Água e Imagens.
Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.
- Aplicar Marca d’ Água à Apresentação – Barra de Ferramentas de Imagem/Botão Transparência
- Cortar uma Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
- Remover o Plano de Fundo da Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
- Redefinir Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
- Inserir Imagem Online – Guia Inserir/Botão Imagens Online
Aula 12 – Trabalhando Tabela.
Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.
- Inserir Tabelas – Guia Inserir/Tabela
- Formatar Tabelas – Barra de Ferramentas de Tabela
- Alterar o Estilo da Tabela – Barra de Ferramentas de Tabela
- Adicionar Linhas e Colunas – Barra de Ferramentas de Tabela
- Excluir Linhas e Colunas – Botão direito/Excluir
- Excluir Tabela – Botão direito/Excluir
- Desenhar Tabelas à Mão Livre – Barra de Ferramentas de Tabela
Aula 13 – Exercitando o conhecimento: criando uma tabela.
Para esta aula utilizaremos o exercício nº 04.
Aula 14 – Criando gráficos no PowerPoint.
Explicar a utilização dos recursos abaixo:
- Gráfico – Inserir/botão
Aula 15 – Exercitando conhecimentos gráficos e Fechamento do Curso.
Para esta aula utilizaremos o exercício nº 05.
Fechamento do curso
Bibliografias: utilizadas ou complementares para que o aluno possa aprofundar no assunto.
PEREZ, CAMILA CECCATTO DA SILVA E ANDRADE, DENISE DE FÁTIMA – PowerPoint 2016 – Apresentações Interativas, Santa Cruz do Rio Pardo/SP, Editora Viena, 2016.
MARTELLI, RICHARD – PowerPoint 2016, São Paulo, Editora Senac, 2016.
ISSA, NAJET M. K ISKANDAR E MARTELLI, RICHARD – Office 2016 para aprendizagem comercial, São Paulo, Editora Senac, 2016.