PowerPoint Básico – On-line

Sobre o curso

O PowerPoint é uma das ferramentas mais versáteis da Microsoft, permitindo na vida pessoal e ou profissional automatizar e organizar nosso tempo, sabendo utilizá-la teremos um diferencial para o mercado de trabalho.

Público-alvo

Pessoas que já possuem conhecimentos básicos sobre o Windows e interessadas em aprender a utilizar as funções e recursos que o programa oferece.

Como será o curso

EAD – aulas gravadas, cada aula contendo 20 minutos cada.

Concepção do curso

  • Tecnologia-informática;       
  • Fornecer ao aluno conhecimento em um aplicativo integrante do pacote Microsoft Office utilizado para criar apresentações;
  • Possibilitar ao aluno ferramentas para montar apresentações incluindo: efeitos de transição e animação, WordArt, tabelas, marca d`água, gráfico simples e etc.

Carga horária

A carga horária deste curso será de 8h de aulas EAD e 1 h para duvidas com o professor com data pré-definida.

Objetivos

Capacitar ao aluno os conhecimentos essenciais e usados no dia-dia no programa Microsoft PowerPoint.

Estrutura

Metodologia: o aluno aprenderá passo a passo com o professor os comando a serem utilizados.

  • Atividades Complementares:  lista de exercícios (4 exercícios);
  • Tecnologia a serem utilizadas no Curso: O aluno precisará de computador, notebook ou celular com o Microsoft PowerPoint instalado.

Programação

Aula 1 – Conhecendo os principais atrativos de funcionalidades à primeira vista – Parte 1.

  • Apresentar ao aluno conhecimento no principal software de apresentação existente, objetivos do curso e apresentar a tela do PowerPoint e os recursos abaixo e quando os utilizar.
  • Abrindo o Programa – Clique no ícone Microsoft PowerPoint
  • Apresentação em Branco – Arquivo/Novo
  • Modelo de Apresentação – Arquivo/Novo
  • Janela do PowerPoint 2016 – Tela de abertura
  • Faixas de Opções
  • Recolhendo a Faixa de Opções (Ocultar a Faixa de Opções)
  • Guia Arquivo – Arquivo/Opções
  • Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
  • Slide
  • Fechando o Programa
  • Barra de Rolagem 
  • Barra de Status 
  • Barra de Zoom 
  • Personalizando a Janela do PowerPoint 2016 – Arquivo/Opções/Geral
  • Adicionando uma Conta Microsoft – Opção Entrar
  • Ajuda do Programa 
  • Abrindo uma Apresentação Existente – Arquivo/Abrir

Aula 2 – Aprendendo a customizar e facilitar acessos do dia a dia.

Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar

  • Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
  • Personalizando a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido/Mais Comandos…

Aula 3   – Salvando apresentações manualmente e automaticamente.

Aprendendo a utilizar os recursos abaixoe quando os utilizar.

  • Salvando Apresentação – Arquivo/Salvar como – Formato PPTX (normal – apresentação completa)
  • Salvar um Arquivo em Outro Formato
  • Salvar uma Apresentação para Exibição Automática – Arquivo/Salvar como PPSX
  • Salvando uma Apresentação no OneDrive – Arquivo/Salvar como
  • Salvar Informações Automaticamente – Arquivo/Opções/Salvar

Aula 4   – Exercitando conhecimentos, modos de exibição e senha.

Para esta aula utilizaremos o exercício nº 01 e a aprenderemos o recurso abaixo

  • Modos de Exibição do PowerPoint 2016
  • Normal – Guia Exibir 1º botão
  • Modo de Exibição de Estrutura de Tópicos – Guia Exibir 2º botão
  • Classificação de Slides – Guia Exibir 3º botão
  • Anotações – Guia Exibir 4º botão
  • Modo de Exibição de Leitura – Guia Exibir 5º botão
  • Apresentação de Slides
  • Definir Senha para a Apresentação – Arquivo/Informações/Proteger Apresentação/Criptografar com Senha – (SALVAR O ARQUIVO DEPOIS)

Aula 5   – Trabalhando com Slide no PowerPoint.

Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.

  • Inserir um Novo Slide – Página Inicial/Inserir/ Novo Slide ou Botão Direito na esquerda (slides menores) /Novo Slide…
  • Duplicar um Slide – Selecione o slide à esquerda/ Botão Direito/Duplicar Slide.
  • Mover Slides – Selecione o slide à esquerda – clique e arraste-o
  • Excluir um Slide – Selecione o slide à esquerda – Botão Direito/Excluir Slide.
  • Inserir Anotações – Exibir/botão anotações (página vertical) ou clique no botão Anotações na barra de status (página horizontal)
  • Slides Mestres – Exibir/Slide Mestre

Aula 6   – Impressão, Tamanho, Cores e Preenchimento no PowerPoint.

Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.

  • Layouts de Slides – Guia Página Inicial/botão Layout ou Botão Direito/Layout.
  • Imprimir Slides – Arquivo/Imprimir
  • Imprimir Anotações – Arquivo/Imprimir
  • Imprimir Estrutura de Tópicos – Arquivo/Imprimir
  • Imprimir Folhetos – Arquivo/Imprimir
  • Alterar o Tema de um Slide – Guia Design/Temas e depois
  • Alterar o Tema de um Slide – botão direito/Aplicar aos slides selecionados. 
  • Formatar Plano/Tela de Fundo – Guia Design/No grupo Personalizar
  • Preenchimento Sólido – Guia Design/No grupo Personalizar
  • Preenchimento de Gradiente – Guia Design/No grupo Personalizar
  • Preenchimento de Imagem ou Textura – Guia Design/No grupo Personalizar
  • Preenchimento de Padrão – Guia Design/No grupo Personalizar
  • Tamanho do Slide Padrão – Guia Design/No grupo Personalizar

Aula 7  – Texto livre, WordArt, Localizando e Substituindo.

Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.

  • Inserir Caixa de Texto – Guia Inserir
  • Formatar Fonte – Guia Página Inicial
  • Formatar Parágrafo – Guia Página Inicia
  • Girar Caixa de Texto – Guia Página Inicial
  • Marcadores e Numeração – Guia Página Inicial
  • Inserir Lista de Marcadores – Guia Página Inicial
  • Inserir Lista Numerada – Guia Página Inicial
  • Aumentar ou Diminuir Nível da Lista – Guia Página Inicial
  • Inserir WordArt – Guia Inserir
  • Editar WordArt – Barra de Ferramentas de Desenho
  • Localizar Texto – Guia Página Inicial
  • Substituir Texto – Guia Página Inicial

Aula 8  – Exercitando o conhecimento: slide mestre e WordArt.

Para esta aula utilizaremos o exercício nº 02 e aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar

  • Verificação Ortográfica – Guia Revisão
  • Cabeçalho e Rodapé – Guia Inserir/Aba Slide (rodapé)
  • Observações:
    • Data e hora: guia Slide – coloca a esquerda do slide
    • Número do slide – coloca a direita do slide
    • Rodapé: marca o quadrado e digita texto na caixa abaixo – fica no centro
  • Efeitos de Transição – Guia Transição
  • Efeitos de Animação – Guia Animações/Grupo Animação
  • Painel de Animação – Guia Animações/Grupo Animação Avançada/Botão Painel de Animação

Aula 9  – Exercitando o conhecimento:  efeitos de animação transição.

 Para esta aula utilizaremos o exercício nº 03.

Aula 10   – Trabalhando com Equação, Símbolo e Imagens.

Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.

  • Inserir Equação – Guia Inserir
  • Inserir Símbolo – Guia Inserir
  • Inserir Imagem – Guia Inserir
  • Formatar Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem (igualzinho o Excel)
  • Corrigir uma Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
  • Ajustar a Cor da Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
  • Aplicar Efeito à Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
  • Layout de Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
  • Estilo de Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
  • Inserir Borda na Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
  • Girar Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
  • Aplicar Efeitos de Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem

Aula 11 – Trabalhando com Marca D´Água e Imagens.

Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.

  • Aplicar Marca d’ Água à Apresentação – Barra de Ferramentas de Imagem/Botão Transparência
  • Cortar uma Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
  • Remover o Plano de Fundo da Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
  • Redefinir Imagem – Barra de Ferramentas de Imagem
  • Inserir Imagem Online – Guia Inserir/Botão Imagens Online

Aula 12   – Trabalhando Tabela.

Aprendendo a utilizar os recursos abaixo e quando os utilizar.

  • Inserir Tabelas – Guia Inserir/Tabela
  • Formatar Tabelas – Barra de Ferramentas de Tabela
  • Alterar o Estilo da Tabela – Barra de Ferramentas de Tabela
  • Adicionar Linhas e Colunas – Barra de Ferramentas de Tabela
  • Excluir Linhas e Colunas – Botão direito/Excluir
  • Excluir Tabela – Botão direito/Excluir
  • Desenhar Tabelas à Mão Livre – Barra de Ferramentas de Tabela

Aula 13 – Exercitando o conhecimento:  criando uma tabela.

Para esta aula utilizaremos o exercício nº 04.

Aula 14  – Criando gráficos no PowerPoint.

Explicar a utilização dos recursos abaixo:

  • Gráfico – Inserir/botão

Aula 15   – Exercitando conhecimentos gráficos e Fechamento do Curso.

Para esta aula utilizaremos o exercício nº 05.

Fechamento do curso

Bibliografias: utilizadas ou complementares para que o aluno possa aprofundar no assunto.

PEREZ, CAMILA CECCATTO DA SILVA E ANDRADE, DENISE DE FÁTIMA – PowerPoint 2016 – Apresentações Interativas, Santa Cruz do Rio Pardo/SP, Editora Viena, 2016.

MARTELLI, RICHARD – PowerPoint 2016, São Paulo, Editora Senac, 2016.

ISSA, NAJET M. K ISKANDAR  E MARTELLI, RICHARD – Office 2016 para aprendizagem comercial, São Paulo, Editora Senac, 2016.

Coordenação

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Investimento

Médico não Associado APM – R$ 100,00
Médico Associado APM – R$ 75,00
Ex-Aluno – R$ 85,00