Infraestrutura

Sede do IESAPM

O Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) está situado no prédio-sede da entidade, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no coração do centro de São Paulo. Além da proximidade com três estações de metrô e fácil acesso a linhas de ônibus e grandes vias da cidade – como as Avenidas 23 de Maio e Paulista -, a região é rica em pontos turísticos, comércio e atrações culturais.

Inaugurado em janeiro de 1951, o imponente edifício-sede da APM está em perfeito estado de conservação e periodicamente é beneficiado com melhorias e modernizações. Com 14 andares, possui auditórios, estúdio para gravação de vídeos e aulas e salas de reunião. Além da biblioteca, com mais de 30 mil títulos, destaque para os espaços culturais: pinacoteca, com importantes obras modernistas e contemporâneas, e Museu de História da Medicina.

Os alunos do IESAPM contam ainda com lanchonete e espaço de convivência, além de wi-fi em todo o edifício. As áreas dedicadas ao Instituto de Ensino são completamente adaptadas aos portadores de necessidades especiais: piso tátil, placas em braile, banheiros e mesas nas salas de aula ajustados aos cadeirantes.

Salas de aula

O campus possui salas de aula amplas e com capacidade média para 50 alunos. Os espaços são equipados com lousa digital, cadeiras com estofamento, ar-condicionado, instalações para microfone e projetor e acústica adequada.

Laboratórios especializados

O Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) dispõe de laboratório de informática com aplicativos de gestão e acesso à internet em sites de empresas, bolsa de valores e demais organizações da área da Saúde. Considera-se que  eles atendem plenamente ao estabelecido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do CST em Gestão Hospitalar.

Infraestrutura e serviços dos laboratórios especializados: Os espaços, equipamentos, serviços e a relação aluno/posto de trabalho dos laboratórios atendem plenamente às atividades desenvolvidas.

Biblioteca

A Biblioteca utiliza software específico. Há salas destinadas ao estudo em grupo, baias para estudos individuais e computadores com acesso à internet e para consulta do acervo. O acesso dos alunos ao acervo é livre.

Livros da bibliografia básica: A bibliografia básica do curso possui uma quantidade plenamente satisfatória de títulos e volumes. O cadastro do acervo bibliográfico está informatizado, atualizado e tombado junto ao patrimônio do IESAPM.

Livros da bibliografia complementar: Com quantidade de títulos e exemplares além do mínimo exigido, a bibliografia complementar atende satisfatoriamente aos programas das disciplinas, com pelo menos três exemplares de cada título.

Periódicos especializados, indexados e correntes: Existem vários periódicos especializados, sob a forma impressa ou informatizada, atendendo às principais áreas temáticas do CST em Gestão Hospitalar.

Biblioteca Virtual Pearson: A Biblioteca Virtual Universitária (BVU) é uma iniciativa pioneira de acervo de livros digitais, composto por milhares de títulos, que abordam mais de 40 áreas do conhecimento, tais como: administração, empreendedorismo, marketing, economia, direito, educação, filosofia, engenharia, computação, psicologia, dentre outras. Por meio de uma plataforma intuitiva e ágil, os usuários da BVU acessam títulos de mais de 20 editoras parceiras: Pearson, Manole, Contexto, InterSaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexikon, Callis, Summus, Interciência, Vozes, Autêntica, Freitas Bastos e Oficina de Textos.

Área de Convivência

O IESAPM dispõe de ampla área de convivência no andar térreo do campus, com uma cantina.

Salas dos professores e de reuniões

O espaço para os professores é amplo, arejado e possui estrutura suficiente para atendimento do docente. Já na sala da coordenação do curso há espaço para atendimento aos alunos.

Gabinetes de trabalho para professores: O professor possui gabinete de trabalho ligado à rede administrativa, com acesso à internet, para a realização de suas atividades.

Secretaria acadêmica

A Secretaria Geral do IESAPM desenvolve os procedimentos de controle e registros dos acadêmicos a partir de sistema específico. Esse serviço interliga as atividades acadêmicas, facilitando o acesso dos docentes e discentes às suas rotinas.

O processo acadêmico é informatizado, proporcionando acesso dos corpos docente e discente, sendo atualizado permanentemente, de modo eficiente. O sistema é gerenciado eletronicamente e em pastas físicas, fornecendo os devidos documentos acadêmicos, como histórico, certificados, comprovantes, gestão financeira do aluno, matrícula, transferência e outros. Ainda, os alunos possuem – tanto no site da instituição quanto na “Área do Aluno” – acesso ao PPC, aos regulamentos e demais informações sobre o curso, inclusive ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IESAPM.